A Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque com o objetivo de incentivar e premiar a excelência no estudo das ciências agrárias,  instituiu em 2018 o Prémio Dr João José Oliveira Neves Duque.

Dr Rafael Duque para além de outros cargos de grande relevo desempenhou também as funções de Ministro da Agricultura. Esta fundação é constituída maioritariamente por património agrícola.
É entendimento desta Fundação premiar a excelência na formação em ciências agrárias, atribuindo anualmente este Prémio, no valor de 2500 Euros, ao melhor aluno de Engenharia Agronómica formado na prestigiada instituição de ensino de ciências agrárias que é o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

Em 2021, em resultado da situação pandémica, foi entregue a edição de 2020 à melhor aluna de Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia - Engª Sofia Canteiro Patrício e a edição de 2021 à melhor aluna de Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia - Engª Mariana Cordeiro Pereira (não esteve presente pelo facto de estar integrada numa missão de voluntariado em S.Tomé e Príncipe solicitando que fosse lida uma comunicação pela Senhora Professora Dra Helena Oliveira).

A entrega deste Prémio decorreu no passado dia 7 de dezembro de 2021, integrada na cerimónia de abertura do ano letivo 2021-2022, com a presença do Senhor Reitor da Universidade de Lisboa Prof. Dr Luis Ferreira.

Imagens