Dr Rafael Duque


Foi deputado, procurador à Câmara Corporativa, Ministro da Agricultura e posteriormente, de 1940 a 1944, Ministro da Economia que incluía o Ministério da Agricultura e do Comércio que abarcava, então, a Agricultura, Comércio e o Serviço de Abastecimento e Racionamento, pois que o abastecimento era efectuado por mar e sempre com autorização para os navios poderem e deverem navegar com a bandeira portuguesa. Teve que reestruturar o sistema que lhe foi entregue pela remodelação ministerial de 1940 para além de ter, ainda, que cobrir eventual serviço para com o País, de sorte a procurar satisfazer o País, na conjuntura infeliz que se atravessava.

Dr Rafael Duque foi ainda delegado do Governo no B.N.U. e veio, posteriormente a ser designado e nomeado Governador do Banco de Portugal, cargo em que se aposentou.
Exercendo cargos que, na conjuntura, eram pesados, difíceis e muito trabalhosos pois que, como sabido, a situação era no mínimo muito inconstante e de difícil sustentabilidade.
Dr Rafael Duque orientou e administrou, enquanto viveu, a sua casa agrícola em que foi ajudado pelo seu filho mais novo, o fundador da presente Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque, que sempre teve em conta a situação dos trabalhadores rurais, seu empenho na solidariedade social e ainda sempre tendo em consideração a particular instabilidade daqueles, sempre com o objectivo de melhorar não apenas as condições sociais mas também os patamares culturais em que aqueles se inseriam.
O apontamento aqui efectuado da pessoa do Dr. Rafael Duque não retira o valor da biografia da autoria do escritor José João Marques Pais, edição do próprio de Agosto de 2007. 

Srª D. Maria Rosa

Foi, além de esposa atenta, colaborante, estimável a todos os títulos e dotada de generosidade e bondade e foi, como é tradicional, “Mãe de filhos” ou seja, que teve um papel mais pesado na educação dos filhos do que teria se não fossem, todos, homens.

Imagens